top of page

Professora de Poconé/MT estimula seus alunos a escreverem seus próprios contos de fadas

Era uma vez... É assim que muitas vezes mergulhamos em um mundo de magia e criatividade, e assim também que despertamos o gosto pela leitura. Tendo consciência disso a Porfª Ma. Neide da Silva Campos, membro do COEDUC, em uma iniciativa na cidade de Poconé/MT, estimulou seus alunos a escreverem seus próprios contos de fada, dando vida assim a coletânea infantil: "Era uma vez...Contando história com a turma do 1° ciclo, 3ª Fase, da Escola Estadual General Caetano de Albuquerque".

Era uma vez.jpg


Esse trabalho foi resultado dos trabalhos feitos em sala de aula, contribuindo para aprimoramento da leitura, escrita e alfabetização. Em entrevista para o site da SEDUC a professora “relata que um dos subsídios para desenvolver o ‘Era uma vez...’, veio exatamente da experiência em participar do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para ela, os cadernos e os materiais trabalhados pelo PNAIC dão suporte para que o professor trabalhe cada caso e etapa da criança. Foi a partir do respeito a esses caminhos individuais que os estudantes elaboraram os próprios textos e ilustrações.”


Respeitando os limites de cada um e estimulando para que os mesmo superassem esses limites Neide campos em sua primeira experiência como alfabetizadora garante a seus alunos uma oportunidade única que é escrever um livro.


“Era uma vez uma professora chamada Neidinha, que ainda não havia sido alfabetizadora; um dia ela teve a oportunidade de assumir uma turma do 1ºCiclo, 2ª Fase; toda vez que seus alunos avançavam na escrita e na leitura ela ficava muito, mais muito feliz! Seu coração dava pulos de alegria! Seus alunos aprenderam muito com ela, mas ela aprendeu muito mais com seus amadinhos...” (Profª Ma. Neide da Silva Campos)


Para conferir a coletânia dos alunos clique aqui

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page