top of page

Representantes Indígenas se reúnem em Brasília para preparar Fórum


Acontece essa semana nos dias 30 e 31 de janeiro em Brasília/DF o I Encontro de Mediadores para preparação do I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas (I FOPPELIN). Nesse Encontro vão se reunir representantes indígenas de todos os estados brasileiros além de pesquisadores das questões indígenas para uma discussão inicial sobre os eixos temáticos do Fórum. O evento é uma realização do Ministério do Esporte (ME) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, organizado pelo Grupo de Pesquisa intitulado Corpo, Educação e Cultura – COEDUC, Coordenado pela Profª. Drª. Beleni Saléte Grando, que visa subsidiar a Coordenação Geral de Políticas Esportivas Indígenas (CGPEIN) da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) – ME, na elaboração de Políticas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas do Brasil.


Reunião em Brasília

O Encontro



Essa primeira fase de trabalho visa reunir um representante indígena de cada estado para que esse assuma a mediação na mobilização de representantes dos povos indígenas no seu estado para o Fórum.


O Fórum


Essa etapa do trabalho visa uma mobilização e debate com representantes indígenas e pesquisadores (indígenas e não indígenas) na Universidade Federal do Mato Grosso, para que ao final seja elaborado um documento orientador da política pública de esporte e lazer que atenda as necessidades desses povos. O I FOPPELIN acontece entre os dias 24 e 28 de março de 2015, em Cuiabá- MT. Interessados em participar do evento devem procurar os mediadores do seu estado.


O COEDUC


O grupo foi criado em 2005, com o objetivo de compreender as diferentes maneiras de ser e identificar-se em espaços de socialização e educação e construir referenciais para práticas pedagógicas inclusivas e interculturais que valorizam as diferenças. O grupo Atualmente vinculado a Faculdade de Educação Física da UFMT tem seus projetos de pesquisa e extensão consolidados nos eixos: cultura/ identidade, educação do corpo (infância- juventude), educação intercultural e indígena. Sob coordenação da Drª. Beleni Grando o COEDUC se integra à Rede CEDES do ME desde 2007, atuando com contribuições específicas das políticas de esporte e lazer indígenas. com o passar dos anos foi estabelecendo parcerias e realizando produções cientificas e acadêmicas que lhe proporcionou o mérito de organizar e mediar a elaboração dessas políticas publicas para os povos indígenas.

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page