top of page

I Foppelin discute diversidade, esporte e lazer indígena

As reuniões para a realização do I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas (Foppelin) estão a todo vapor. O evento, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril, tem o objetivo de levantar a diversidade cultural indígena no Brasil e, a partir disso, ter um respaldo na realização de políticas, projetos e programas que atendam essas diferenças, principalmente dentro do contexto de esportes e lazer.

Os Jogos dos Povos Indígenas, evento nacional que foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2014, também será um dos temas discutidos no Foppelin. “Os jogos devem ser pensados de uma maneira que atraia e inclua todos os indígenas do Brasil. Não podemos pensar nesses jogos como uma olimpíada tradicional, porque para o índio o esporte e lazer podem ter significados diferentes e até sagrados”, aponta o Chiquitano Soilo Chue, estudante de psicologia da UFMT e participante da Comissão dos Estudantes Indígenas da universidade.

O Fórum reunirá cerca de 350 participantes, dentre eles estudantes, palestrantes e lideranças indígenas e não indígenas que trabalham com políticas públicas sobre o assunto. O evento tem a finalidade de gerar um documento orientador da Política Nacional de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas. “Este é o momento de ouvir o que os povos indígenas demandam, e discutir uma política para Mato Grosso e Nacional que atendam a diversidade dos indígenas urbanos, do litoral, de reserva e de todas as etnias”, afirma a coordenadora geral do evento professora Beleni Grando.

Com recursos do Projeto Políticas Públicas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas do Brasil, o evento será realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, com parceria do Ministério do Esporte e apoio do Ministério da Saúde através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Defesa, Ministério da Educação e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Paralelo ao evento, acontecerá um encontro entre os indígenas de Mato Grosso para discussão de políticas e propostas, incluindo a realização dos Jogos Indígenas do Estado e a maneira como esta ação poderá ser organizada. Essa atividade paralela será realizada pelos acadêmicos indígenas da UFMT, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Secretaria de Educação, Casa Civil e Casa Dom Aquino.

Programação

O Foppelin será realizado no Hotel Fazenda, em Cuiabá. Apenas o encerramento acontecerá na UFMT. A programação ainda pode sofrer pequenas alterações.

Dia 07.04 (terça-feira) – Abertura com apresentação cultural da Etnia Umutina

18h às 19h - Solenidade de abertura e apresentação cultural

19h30min às 21h30min - Apresentação do I FOPPELIN

Dia 08.04 (quarta-feira) – Nos intervalos acontecerão diversas apresentações culturais

08h às 10h - Mesa Temática 1: Esporte, lazer e Desenvolvimento Sustentável.

10h30min às 12h - GT’s Eixo 1

14h às 15h30min - Plenária Eixo 1

16h às 18h - Mesa Temática 2: Esporte, Lazer, Cultura e Território. Sub-Tema: Regionalização dos eventos esportivos

Dia 09.04 (quinta- feira) – Nos intervalos acontecerão diversas apresentações culturais

08h às 10h - GT’s Eixo 2

10h30min às 12h - Plenária Eixo 2

14h às 16h - Mesa Temática 3: Esporte, lazer, Saúde e Educação

16h30min às 18h - GT’s Eixo 3

Dia 10.04 (sexta-feira) – Apresentação dos Chiquitanos da Aldeia Vila Nova Barbecho com orquestra de música com violinos e instrumentos tradicionais. Ao final da tarde o Grupo Nohaiares apresentará uma dança tradicional.

08h às 9h30min - Plenária Eixo 3

10h às 12h - Mesa Temática 4: Esporte de Alto rendimento e atletas Indígenas.

14h às 16h - GT’s Eixo 4

16h30min às 18h - Plenária Eixo 4

Dia11.04 (sábado) – Apresentação de encerramento com danças da Etnia Bororo

08h às 10h - Plenária Final: Discussão e encaminhamentos do Documento orientador da Política Nacional de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas

10h às 12h - Gincana Intercultural (Local: Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física (FEF), na UFMT)

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page