top of page

Fórum de Políticas de Esporte e Lazer para Indígenas tem apoio do Governo

Da Redação

Começa nesta terça-feira (07.04) o I Fórum Nacional de Políticas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas (Foppelin), em Cuiabá. O evento, que irá reunir aproximadamente 250 indígenas de 31 etnias brasileiras, conta com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Educação (Seduc) e Casa Civil.

A abertura será no Hotel Fazenda Mato Grosso, às 19h, com participação do secretário Leandro Carvalho e do adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Sinohara. O evento ocorre até o dia 11 de abril, e contará com um grupo de trabalho coordenado pela Secel para discutir a proposta de realização dos jogos indígenas regionais. Em 2013, o Estado foi sede da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que reuniu 48 etnias do país em Cuiabá.

“É um evento de abrangência nacional, que fortalece o debate sobre as políticas públicas voltadas ao esporte e lazer dos indígenas. Nesse sentido, é fundamental a participação do Governo do Estado, visando à inclusão desses povos na pauta de ações de desenvolvimento do esporte em Mato Grosso”, destaca o secretário Leandro Carvalho.

A proposta do evento é incluir os indígenas na discussão e na criação de uma agenda de políticas públicas voltadas a eles. A programação está estruturada em quatro eixos temáticos: Esporte, Lazer, Cultura e Território; Esporte, lazer e Desenvolvimento Sustentável; Esporte, lazer, Saúde e Educação; e Esporte de Alto Rendimento e Atletas Indígenas.

Além dos povos indígenas, participam do evento pesquisadores, gestores públicos e representantes de organizações indígenas. O evento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Ministério do Esporte.

Mais informações sobre o evento: http://www.foppelin.wordpress.com

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page