top of page

Saiba como vivem os índios da etnia bororo nos dias de hoje

Nossa equipe foi até a aldeia Meruri o município de Barra do Garças

É Bem Mato Grosso conhece os índios da aldeia Meruri. (Foto: Reprodução/É Bem MT)

A repórter É Bem Mato Grosso, Fabíola Gomes foi até o município de Barra do Garças conhecer os índios da aldeia Meruri, saber como eles vivem nos dias de hoje, o que eles já passaram e como eles valorizam a cultura índigena. Os primeiros povos indígenas que habitaram o território Mato-grossense foram os bororos, caiapós, guaiasané e os caioás.


Para a artista plástica Deuseni Felix que convive com os povos indígenas há mais de 15 anos, essas etnias tem em seu coração um passado marcado por muitos conflitos. No período em que o Estado ainda era capitania os Governos utilizavam os índios na defesa da fronteira, na construção de portos e atividades militares. Algumas etnias tinham uma grande resistência ao avanço dos colonizadores em suas terras.

Repórter Fabíola Gomes se encanta com a arara da aldeia. (Foto: Reprodução/É Bem MT)

O modo de vida se transformou com o passar do tempo. Hoje em dia, são 230 povos e, apenas 30% deles, ainda vivem quase que exclusivamente das fontes tradicionais a caça e a pesca, enquanto que outros já sabem usar computador, falam português e já moram na cidade para estudar. Mas precisa da autorização do cacique.


Um povo que reconhece o valor da sua cultura. A convivência com o homem branco trouxe a disciplina e o conhecimento, mas também trouxe a discriminação. Cada aldeia tem as suas particularidades. Os índios mantêm um espírito de continuidade, a força da natureza e do tempo é o que os move.


O fato é que os índios saíram do isolamento, eles estão integrados aos sistemas sociais, econômicos e políticos. É por este motivo que se costuma afirmar que os povos indígenas lutam "a favor" e "contra" o desenvolvimento.


O É Bem Mato Grosso vai ao ar aos sábados, às 14h, logo após o Jornal Hoje.

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page