top of page

Cidade Possível


7/4 - Quinta This site is optimized with the Yoast SEO plugin v3.1 - https://yoast.com/wordpress/plugins/seo/ / Yoast SEO plugin. [if lt IE 9]> <link rel='stylesheet' id='ie8-css' href='http://cidadepossivelcuiaba.org/wp-content/themes/milano/css/ie.css' type='text/css' media='all' /> <![endif]

StartFragment

Local: Centro Cultural da UFMT

08:00 – 12:00 II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades.

Mesa 9 – 08:00 Espaços Indígenas Propomos lançar três olhares sobre os Espaços Indígenas: o desenvolvimento morfológico de Cuiabá, um território originalmente indígena, a partir de sua relação com a paisagem fluvial; a investigação dos espaços e lugares de vivência indígenas em Cuiabá na atualidade; e as possíveis influências da arquitetura e tecnologia indígenas na construção da cidade contemporânea.

Coordenador: Prof. Dr. José Afonso B. Portocarrero

Pesquisadores: Profª. Dra. Dorcas Florentino de Araujo Profª. Dra. Yara Galdino

EndFragment

Mesa 10 – 10:00 Educação do corpo, culturas e identidades etnico-raciais em Cuiabá Os estudos da educação do corpo evidenciam o corpo como matriz cultural é o lócus de identificação e diferenciação na relação com o outro. O corpo é a pessoa que se educa mediado pela cultura em contextos diversos, inclusive na escola. As pesquisas revelam as relações autoritárias e preconceituosas e indicam a relevância das educações do corpo como possibilidade de reconhecimento e valorização das culturas do lugar.

StartFragment

Pesquisadoras: Profª. Dra. Beleni Saléte Grando – COEDUC-UFMT Profª. Dra. Vilma Aparecida de Pinho – COEDUC-UFPA Profª. Dra. Márcia Cristina Coffani – COEDUC-UFMT

12:00 Almoço

EndFragment

14:00 – 17:00 II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades.

StartFragment

Mesa 11 – 14:00 Justiça Climática e Educação Ambiental Frente à dramática mudança do clima e as graves consequências na Terra, será necessário um amplo mapeamento dos grupos sociais vulneráveis, seus conflitos, principais danos socioambientais e violações de direitos humanos. A educação ambiental visa compreender as táticas de lutas destes grupos sociais para que os sujeitos consigam promover a RESISTÊNCIA contra os modelos insustentáveis de vida, sem negligenciar os processos de resiliência e mitigação.

Pesquisadores: Profª. Dra. Regina Silva Profª. Dra. Michelle Jaber Profª. Dra. Michèle Sato – GPEA – UFMT

Mesa 12 – 16:00 Condições de vida e saúde da população idosa de Cuiabá Quais as condições de vida dos idosos de Cuiabá? Quais suas condições de saúde? Essas questões foram investigadas junto as pessoas de 60 anos ou mais, residentes no município de Cuiabá.Os resultados mostram como os idosos da cidade vivem e lidam com sua condição de saúde, revelando suas necessidades para a sociedade e governo.

Coordenadora: Profª. Dra. Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo

Pesquisadoras: Profª. Dra. Joana Darc Chaves Cardoso

Profª. M.Sc. Cecília Victorazzo Ms. Francielle Fialkoski

17:00 Carta de Cuiabá

StartFragment

18:00 Intervalo

19:00

Convidado: Lilian Amaral

Tema: Realidade Urbana Aumentada. Geopoética dos Sentidos. Laboratório Nômade.

20:30 Teatro da UFMT Evento cultural

08:00 – 12:00 II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades. Mesas 9 e 10

12:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 17:00 II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades. Mesas 11 e 12

17:00 – 18:00 Carta de Cuiabá

18:00 – 19:00 Intervalo

19:00 – 22:00 Conferência Lilian Amaral (BRASIL)

22:00 – 00:00 Evento cultural

EndFragment

EndFragment

EndFragment

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page