top of page

Programa Corpos em FormAção na/pela Educação Intercultural

Descrição: O programa de extensão do COEDUC tem como objetivo fomentar ações que ampliem as possibilidades formativas no âmbito da UFMT e Educação Básica, tendo como eixos de formação-ação o tripé corpo, educação e cultura. Para isso, reúne projetos que articulam propostas que tematizam os saberes produzidos em diferentes contextos socioculturais como elementos formativos, sob o viés da Educação Intercultural. Metodologicamente, organiza-se em quatro projetos, a saber: 1. EIDANCCE; 2. Bataru; 3. Ação Saberes Indígenas na Escola e 4. Ciclo de estudos sobre corpo, educação e cultura. Inserido nestes projetos, as ações realizadas dar-se-ão por meio oficinas e apresentações de danças, formação de professores indígenas, ciclos de estudos e seminários. Espera-se a participação de estudantes e professores da graduação, pós-graduação, da Educação Básica e da Educação Indígena. Com o programa o COEDUC busca abranger diversas frentes de atuação por meio de metodologias interculturais que marcam o trabalho do grupo em seus 15 anos, na formação de professores em Mato Grosso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Vilma Aparecida de Pinho - Integrante / Nilzalina da Silva Chaparro - Integrante / Raimundo Nonato Assunção Viana - Integrante / Isabel Teresa Cristina Taukane - Integrante / Khellen Cristina Pires C. Soares - Integrante / RODRIGUES, EGLEN SILVIA PIPI - Integrante.

BATARU - Identidade e Cultura Popular 2019

Descrição: O Projeto Bataru - Identidade e Cultura Popular visa atender a uma demanda de interesses de pesquisa e ensino da dança tradicional mato-grossense de professores e acadêmicos da UFMT em especial, alunos da Faculdade de Educação Física vinculados ao Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura no Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como da dança afro-brasileira, qualificando os discentes e docentes para para o ensino da história e cultura afor-brasileira, em atendimento à Lei 10.639/03 e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) . O projeto busca promover trocas de saberes e experiências educativas a partir da dança e da cultura regional, tendo por referência o Grupo de Dança Tradicional Mato-Grossense Flor Ribeirinha e o Projeto EIDANCCE - Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora, que se vincula à Rede Municipal de Educação de Cuiabá, e em 2017 passa a integrar-se como uma ação desenvolvida em parceria com o COEDUC. A proposta metodológica do Bataru se pauta na pesquisa-ação. As estratégias do projeto são a consolidação de um grupo de estudos de danças tradicionais na FEF, a realização de seminários de aprofundamento e socialização dos estudos, palestras e círculos de cultura, oficinas, visitas aos grupos de danças populares para entrevistas e vivências corporais com as comunidades ribeirinhas e autoridades locais da cultura popular cuiabana. Em comemoração aos 300 anos da cidade de Cuiabá-MT, o projeto realizará este ano, o espetáculo IKUIPA 300 anos. As ações do projeto culminarão na realização do XVIII EIDANCCE e VIII Mostra do COEDUC a ser realizado como evento acadêmico cultural no Campus da UFMT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Neide da Silva Campos - Integrante / Raimundo Nonato Assunção Viana - Integrante / AVINNER AUGUSTO DA SILVA ALBINO - Integrante / JEFERSON GUIMARAES ALVES DA ROSA - Integrante / Evelyn Marah Tomaz Ojeda - Integrante / Karen Cristina Silva de Souza - Integrante.

Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

Projeto Saberes Indígenas na Escola Rede UFMT (2018)

Descrição: O Projeto em sua segunda edição atende à demanda da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC, consolidando à Rede Rede Ação Saberes Indígenas na Escola em Mato Grosso sob a coordenação da UFMT. A Rede ASIE UFMT é composta pelas IES públicas do estado, a saber: UFMT - Polo Barra do Garças (Campi Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças), UNEMAT - Polo Sinop (Campi de Sinop e Juara) e IFMT Polo Cuiabá (que conta com a parceria na execução das ações com a UFMT Campus Cuiabá). A metodologia de trabalho na perspectiva interdisciplinar e intercultural tem por referência a dialogicidade e dialética uma vez que cada polo constitui com seus pares, estratégias metodológicas que melhor atendem as comunidades indígenas dos 12 povos de Mato Grosso que participam deste projeto da Rede UFMT. A Formação de professores indígenas considerando a gravidade do deslocamento cultural e linguístico em muitas comunidades sofrem em decorrência da colonização do saber imposto às escolas indígenas, se organiza em ações de formação ampliada da Rede em Cuiabá, nos Polos das IES, e nas comunidades indígenas. A meta principal é criar propostas de elaboração de materiais didáticos e estudos de alfabetização em línguas indígenas, a partir da formação que se desenvolve em rede, integrando agentes formadores de IES, Secretarias estadual e municipal que atendem as escolas e professores das comunidades envolvidas, que em encontros de trabalho responderão as demandas do ensino das línguas indígenas no currículo escolar, criando uma política efetiva de alfabetização voltada à projetos de educação intercultural bi/multilíngue com apoio fundamental das comunidades e visando o fortalecimento linguístico e epistêmico dessas a partir da escola, na produção da escrita e no fortalecimento da oralidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Neide da Silva Campos - Integrante / Félix Rondon Adugoenau - Integrante / Alceu Zoia - Integrante / Darlene Taukane - Integrante / Leures Athaide da Silva - Integrante / Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira - Integrante / Aurea Cavalcante Santana - Integrante / EMA MARTA DUNCK CINTRA - Integrante / MARIA MARGARETE NORONHA VALENTIM - Integrante / HELLEN CRISTINA DE SOUZA - Integrante / RODRIGUES, EGLEN SILVIA PIPI - Integrante / Sandra Regina Braz Ayres - Integrante / MAXWELL GOMES MIRANDA - Integrante / WAINE TEIXEIRA JUNIOR - Integrante / Stephany Paipilla Fernandez - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

BATARU: Cultura e Identidade 2018

Descrição: O Projeto Bataru - Identidade e Cultura Popular visa atender a uma demanda de interesses de pesquisa e ensino da dança tradicional mato-grossense de professores e acadêmicos da Faculdade de Educação Física, uma vez que há neste espaço de trocas de saberes e experiências, tanto o Grupo de Pesquisa COEDUC que há mais de dez anos estuda a cultura popular, quanto acadêmicos que são vinculados ao grupo de dança tradicional Flor Ribeirinha. As estratégias metodológicas serão: grupo de estudo, seminários de aprofundamento e socialização dos estudos, palestras e círculos de cultura, oficinas, visitas aos grupos de danças populares para entrevistas e vivências corporais com as comunidades ribeirinhas e autoridades locais da cultura popular cuiabana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Neide da Silva Campos - Integrante / Leures Athaide da Silva - Integrante / AVINNER AUGUSTO DA SILVA ALBINO - Integrante / JEFERSON GUIMARAES ALVES DA ROSA - Integrante / Sueli de Fátima Xavier Ribeiro - Integrante / Evelyn Marah Tomaz Ojeda - Integrante / Cristhian Vergilio Miranda da Silva - Integrante.

Encontro Estadual de Mulheres dos Territórios Rurais e da Cidadania do Estado de Mato Grosso

 

Descrição: Constituímos nos últimos dois anos uma Rede de Pesquisa entre UNEMAT a UFMT e UNEMAT a fim de ampliar os espaços de formação de estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos, em diálogo com professores, pesquisadores e lideranças dos movimentos sociais indígenas, quilombolas e demais comunidades rurais tradicionais da Baixada Cuiabana, especialmente vinculados às lutas por territórios, saberes e práticas, e políticas educacionais específicas e diferenciadas. Criamos assim, espaços de encontros e produções coletivas que nos auxiliam na construção de saberes e práticas educativas descolonizadoras e interculturais, interdisciplinares e interinstitucionais. Em 2017, nosso grupo COEDUC/UFMT, assume com o LEAL/UNEMAT (Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal ? grupo consolidado na UNEMAT de Juara-MT), a coordenação do projeto de realização o III Encontro Territorial de Mulheres do Estado de Mato Grosso, o II Simpósio Crianças e Saberes da Infância, e o IV Simpósio Internacional Merleau-Ponty Vivo, sob a coordenação do GPMSE-GEMPO/UFMT. Esses eventos articulados serão realizados em paralelo ao Seminário de Educação do PPGE/UFMT - SemiEdu 2017 ? Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes., que será realizado nos dias 25 a 27 de setembro de 2017, no Campus da UFMT em Cuiabá-MT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Luiz Augusto Passos - Integrante / Neide da Silva Campos - Integrante / Jonathan Stroher - Integrante / Maria Aparecida Rezende - Integrante / Valda Costa Nunes - Integrante / Arlete Márcia de Pinho - Integrante / Leures Athaide da Silva - Integrante / Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira - Integrante / André Wanpura de Paula - Integrante / Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Integrante / Lori Hack de Jesus - Integrante / Sueli de Fátima Xavier Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5

BATARU - Identidade e Cultura Popular 2017

Descrição: O Projeto Bataru ? Identidade e Cultura Popular visa atender a uma demanda de interesses de pesquisa e ensino da dança tradicional mato-grossense de professores e acadêmicos da Faculdade de Educação Física, uma vez que há neste espaço de trocas de saberes e experiências, tanto o Grupo de Pesquisa COEDUC que há mais de dez anos estuda a cultura popular, quanto acadêmicos que são vinculados ao grupo de dança tradicional Flor Ribeirinha. As estratégias metodológicas serão: grupo de estudo, seminários de aprofundamento e socialização dos estudos, palestras e círculos de cultura, oficinas, visitas aos grupos de danças populares para entrevistas e vivências corporais com as comunidades ribeirinhas e autoridades locais da cultura popular cuiabana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Neide da Silva Campos - Integrante / Thereza Martha Guimarães - Integrante / AVINNER AUGUSTO DA SILVA ALBINO - Integrante / JEFERSON GUIMARAES ALVES DA ROSA - Integrante / CLEITON JURANDIR DA COSTA - Integrante / Sueli de Fátima Xavier Ribeiro - Integrante / Cristhian Vergilio Miranda da Silva - Integrante.
Financiador(es): Flor Ribeirinha - Cooperação / Universidade Federal de Mato Grosso - Bolsa.

2017 - 2017

Semana dos Povos Indígenas 2017

Descrição: 310520171843091212.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Suely C L de Siqueira - Integrante / Cleiton de Souza Dias - Integrante / Valda Costa Nunes - Integrante / Arlete Márcia de Pinho - Integrante / Thereza Martha Guimarães - Integrante / PAULO SERGIO DELGADO - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

Saberes Indígenas na Escola em Mato Grosso - UFMT 2016

Descrição: Trata-se de projeto de Formação Continuada para professores de 11 Povos Indígenas em Mato Grosso, coordenado pela UFMT, compondo a Rede de Saberes Indígenas na Escola do Ministério de Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. A metodologia é interdisciplinar e intercultural, tendo por referência a dialogicidade e dialética uma vez que cada pólo constituirá, com seus pares, estratégias metodológicas que melhor se adéquam às respectivas comunidades indígenas. Os encontros mensais de formação ocorrem em cada polo com participação de IES e secretarias de educação nas quais se vinculam as escolas, e especialmente nas aldeias com os professores indígenas. O projeto tem como meta a elaboração coletiva de materiais didáticos e estudos de alfabetização em línguas indígenas, com o objetivo de neste processo criar uma política efetiva de alfabetização voltada à projetos de educação intercultural bi/multilíngue com apoio fundamental das comunidades e visando o fortalecimento linguístico e epistêmico dessas a partir da escola, na produção da escrita e no fortalecimento da oralidade. A especificidade de cada formação leva em consideração a gravidade do deslocamento cultural e linguístico em decorrência da colonização do saber imposto às escolas indígenas. Povos atendidos: Apiaká; Bororo; Chiquitáno; Guató; Halotesu; Kaiabi; Mundurukú; Nambikwára; Paresí; Sabanê; Terena; Umutina; Wakalitesu; Xavante.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Neide da Silva Campos - Integrante / Félix Rondon Adugoenau - Integrante / Alceu Zoia - Integrante / Arlete Márcia de Pinho - Integrante / Darlene Taukane - Integrante / Thereza Martha Guimarães - Integrante / Leures Athaide da Silva - Integrante / Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira - Integrante / Aurea Cavalcante Santana - Integrante / Ana Paula Arruda Pinto - Integrante / EMA MARTA DUNCK CINTRA - Integrante / MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHAES - Integrante / ANTONINO REGINALDO JORGE - Integrante / MARIA MARGARETE NORONHA VALENTIM - Integrante / HELLEN CRISTINA DE SOUZA - Integrante / RITA NATÁLIA BATISTA DA SILVA - Integrante / VIRGILIO KIDEMUGUREU - Integrante.
Número de orientações: 3

2016 - 2017

História e cultura do povo Bororo: contribuições para a implementação da Lei 11.645/08 nas disciplinas de Educação Física e Arte nas escolas municipais de Cuiabá-MT

Descrição: Trata-se de uma proposta de formação continuada, inicialmente envolvendo cerca de 500 professores de Educação Física e Arte da Rede Municipal de Educação de Cuiabá com a finalidade de fomentar e orientar a criação de metodologias apropriadas para a implementação da Lei 11.645/08 que trata da inclusão de conteúdos voltados à cultura indígena na escola, mais especificamente à introdução à história e cultura do Povo Bororo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Félix Rondon Adugoenau - Integrante / Valda Costa Nunes - Integrante / Thereza Martha Guimarães - Integrante / Ana Paula Arruda Pinto - Integrante / Sueli de Fátima Xavier Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Outra.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Jornada de Educação dos Povos Tradicionais do Brasil

Descrição: A Jornada de Educação e Povos Tradicionais do Brasil focaliza a Educação dentro de uma perspectiva intercultural associada à pedagogia decolonial e crítica. Insere-se nesta proposta reflexões de políticas educacionais voltadas a pensar os territórios e as comunidades tradicionais inseridas no país, com maior ênfase na região Centro Oeste, lugar em que o evento esta sediado. Tem como finalidade o estudo, a cartografia e a apropriação de reconfigurações do sistema complexo de silenciamento de existências coletivas de povos e comunidades tradicionais. Nesse sentido, evidenciar saberes locais em interação com os universais significa assumir um paradigma problematizador da hegemonia do saber. O evento, portanto, possibilitará discussões de diferentes saberes inclusos nas práticas pedagógicas, salientando o compromisso da Universidade com produções e reflexões vinculadas à Educação Básica e grupos de notório saber de Mato Grosso e do Brasil. É intenção potencializar o diálogo e a aproximação entre universidades, UNEMAT, UFMT, Escolas de Educação Básica e povos de comunidades tradicionais no âmbito das discussões em curso na América Latina. O enfoque central do evento é o compartilhamento de produções de educações que ocorrem na região Centro Oeste protagonizada por grupos de pesquisas, experiências, e, memórias de grupos de existência coletiva tradicional dos povos do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Beleni Salete Grando - Integrante / Luiz Augusto Passos - Integrante / Alceu Zoia - Integrante / Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira - Coordenador / Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Integrante / Michel de Andrade - Integrante / Lori Hack de Jesus - Integrante / Wesley Manuel da Silva - Integrante / Marcelo Manhuari Munduruku - Integrante / Natieli da Costa Carvalho - Integrante / Josué Ventura de Oliveira - Integrante / Viviane da Silva Brito - Integrante / Reginaldo de Oliveira - Integrante / Jucieli Bertoncello - Integrante.

SEMIEDU 2016 - Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações

Descrição: O Seminário de Educação é um evento realizado desde 1992 na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, pela Universidade Federal de Mato Grosso, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Um evento científico da área de educação relevante para o Centro-Oeste com reconhecimento nacional, que agrega pesquisadores nacionais e internacionais, professores doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, assim como a estudantes e profissionais da educação, além de profissionais liberais, artistas, sindicalistas, ambientalistas e militantes de movimentos sociais. Em 2016, tematiza ?Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações?, buscando o diálogo com diferentes campos da ciência e dos movimentos sociais brasileiros a fim de problematizar e refletir proposições que atendam a diversidade sociocultural e histórica das comunidades tradicionais. A organização prevê aproximadamente 2 mil participantes, que vivenciam nos 3 dias do evento conferências, palestras em mesas-redondas, apresentação de trabalhos e pôsteres, atividades culturais e lançamento de livro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Luiz Augusto Passos - Integrante / Vilma Aparecida de Pinho - Integrante / Maria Aparecida Rezende - Integrante / Daniela Barros da Silva Freire Andrade - Integrante / Valda Costa Nunes - Integrante / Alceu Zoia - Integrante / Ozerina Victor de Oliveira - Integrante / Tatiane Lebre Dias - Integrante / Rute Cristina Domingos de Palma - Integrante / Márcia Ferreira dos Santos - Integrante / Arlete Márcia de Pinho - Integrante / Aila Oliveira Serpa - Integrante / Valdeson Paula Portela - Integrante / Darlene Taukane - Integrante / Edineia Tavares Lopes - Integrante / Thereza Martha Guimarães - Integrante / Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira - Integrante / João Carlos Gomes - Integrante / Luiz Benedito Pinto Filho - Integrante / Isabel Teresa Cristina Taukane - Integrante / Natalia Bianchi Filardo - Integrante / Aurea Cavalcante Santana - Integrante / Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Integrante / Ana Paula Arruda Pinto - Integrante / Eda Pereira - Integrante / Viviane da Silva Massavi - Integrante / Lori Hack de Jesus - Integrante / Solange Mara Moreschi Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Missionário Indígena - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Fundação Uniselva - Cooperação / Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - Cooperação / Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Universidade Católica Dom Bosco - Cooperação / Universidade do Estado de Mato Grosso - Cooperação / Universidade Estadual do Pará - Cooperação / Universidade Federal de Sergipe - Cooperação / Universidade Federal do Pará - Cooperação / Universidade Federal de Rondônia - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4

 

 

Programa de Esporte e Lazer - PELC Bororo

 

Descrição: O objetivo do Projeto a ser desenvolvido em três aldeias Bororo, em Mato Grosso, é propiciar aos Bororo de todas as faixas etárias o usufruto do esporte e do lazer como direitos sociais conquistados, cujo princípio visa uma proposta político-pedagógica emancipatória que subsidie a superação dos problemas sociais encontrados nas comunidades indígenas que serão atendidas pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade/ME, especialmente o alcoolismo e a morte precoce que atinge fortemente a população atual.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Arthur José Almeida - Integrante / Félix Rondon Adugoenau - Integrante / Gerda Eichholz - Integrante.


Financiador(es): Ministério do Esporte - Auxílio financeiro.

 

 

Formação Continuada para educação intercultural: preparação da comunidade escolar para a participação dos XII Jogos dos Povos Indígenas

 

Descrição: Capacitação de professores da rede pública estadual e municipal de ensino para a implementação da Lei 11.645/08 na baixada cuiabana, por ocasião da realização dos XII Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá-MT. A Lei ainda não implementada, carece de urgência no estado que constitui-se como o segundo de maior número de etnias, são 42 grupos indígenas e mais de 28.000 indivíduos, num estado em que o preconceito sobre esta população tem contribuído para o avanço do agronegócio em seus territórios.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.]

 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Jocaf Laiter - Integrante / Luiz Augusto Passos - Integrante / Severiá Maria Idioriê Xavante - Integrante / Marcia C R da S Coffani - Integrante / Neide da Silva Campos - Integrante / Maria Aparecida Rezende - Integrante / Félix Rondon Adugoenau - Integrante / Eliane Souza Oliveira dos Santos - Integrante / Geander Franco Araújo - Integrante / Gerda Eichholz - Integrante / Renata Marien Knupp Medeiros - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

 

 

 

Apoio ao fortalecimento institucional e à afirmação identitária de povos e comunidades tradicionais

 

Descrição: Realizar ações voltadas para o fortalecimento institucional e a afirmação identitária de povos indígenas e comunidades tradicionais em Mato Grosso, com ênfase nas culturas indígenas. Realizar o seminário Ações Afirmativas e Ressignificação de Culturas Indígenas em Mato Grosso. Com foco em comunidades indígenas da etnia Bororo, que deverá reunir 60 participantes e ocorrer em novembro de 2013, em data a ser definida; Apoiar o planejamento e desenvolvimento do Portal Cultura Indígena de Mato Grosso, incluindo a coleta de referências sobre as, diferentes etnias indígenas do Brasil a partir do Seminário, de depoimentos de lideranças e textos para disponibilização neste Portal, mediante autorização dos envolvidos, para que as escolas de Cuiabá utilizem em suas pesquisas para implementação da Lei 11.645/08; Apoiar a XII Edição dos Jogos Indígenas, por meio da da publicação de um livro a partir dos artigos produzidos a partir das pesquisas realizadas pelos mestrandos do PPGE durante os 12 dias de jogos na checagem da infraestrutura, credenciamento, acolhimento e atendimento aos atletas e convidados indígenas e avaliação do evento, logo após o seu término, deixando como legado para os futuros Jogos Indígenas.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissionalizante: (5) / Doutorado: (4) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Integrante / Maria Lúcia Rodrigues Müller - Coordenador / Cândida Soares da Costa - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

 

 

Ciclo de Palestras: Interculturalidade e Povos Indígenas na América Latina: um olhar a partir das relações com a natureza e a política neoliberal

 

Descrição: Ciclo de Palestra realizada no dia 9 de julho de 2012, uma ação de extensão do PPGE/UFMT e ADUFMAT - Agenda de Greve.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Luiz Augusto Passos - Integrante / Maria Aparecida Rezende - Integrante.

 

 

 

PIBID/UFMT: Educação Física no Ensino Médio em Cuiabá

 

Descrição: A proposta PIBID/UFMT: Educação Física no Ensino Médio em Cuiabá se insere como ação de fomento para qualificação e valorização da formação inicial e continuada de professores licenciados em Educação Física, integrando as ações da Faculdade de Educação Física, Campus de Cuiabá e do Projeto Institucional PIBID, da Universidade Federal de Mato Grosso, envolvendo diretamente docentes (coordenadores do Projeto e professores colaboradores) e discentes (bolsistas do Projeto e demais acadêmicos e mestrandos participantes dos grupos de pesquisa parceiros) do Curso de Licenciatura em Educação Física, em específico, professores que atuam na orientação e proposição de Práticas Curriculares e Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Estas ações se articulam às dimensões ensino/pesquisa/extensão, por meio de estratégias de diagnóstico/intervenção, que se voltam à compreensão da realidade da Educação Básica, em Mato Grosso. Afirmando-se no campo das ações do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura COEDUC/CNPq, estabelecendo parcerias com os Grupos de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade FEF/UFMT; Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas GEEF/FEF/UFMT; Núcleo de Aptidão Física, Metabolismo e Saúde NAFIMES/FEF/UFMT; e outros.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Integrante / Marcia C R da S Coffani - Coordenador.

 

 

 

Projeto Danç-Art

 

Descrição: O Projeto Danç-Art foi criado em 2009, com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos de Educação Física o aprofundamento do ensino da dança, pela docente das disciplinas de dança do curso, professora Roberta Miranda, com apoio do professor convidado, Pedro Lazaro Puente (Cuba) e a professora Beleni Grando, chefe de Departamento. Em 2009 e 2010, o mesmo teve participação de bolsistas volundários, contou com o apoio do COEDUC. Em 2010, com a abertura de Edital de Extensão, foi reformulado pela professora Beleni Grando, e viabilizado com apoio da FAPEMAT, com a contratação de bolsista. O objetivo do projeto foi retomar o trabalho com a dança de salão para a comunidade acadêmica e circunvizinha do Campus da UNEMAT, na mesma direção do trabalho desenvolvido pelo Projeto Cultura e Dança no Campus (2005-2006). A assiduidade da comunidade no projeto de dança, proporcionou a apresentação cultural em vários eventos da instituição, assim como o grupo foi convidado para realização de oficinas e apresentações em outros municípios e campi da instituição. A continuidade do projeto foi garantida, especialmente pela formação de monitores, acadêmicos do curso de Educação Física, que iniciaram o trabalho com a professora Roberta Miranda, em 2009. Foi concluído em 2011, com a formatura dos mesmos.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Roberta Miranda Ferreira - Integrante / Aline Priscile da Silva Lima - Integrante.


Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.


Número de produções C, T & A: 3

 

 

 

Ação-Judô

 

Descrição: Este projeto teve por objetivo desenvolver um espaço para o planejamento e desenvolvimento pedagógico na prática do Judô. Obs: Portaria n. 825/2009. 

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (3) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Hernane Carneiro Junior - Integrante / Elvis Sacramento Silva - Integrante / Raphael Tateira Assis - Integrante / Pedro Lázaro Puentes Alvarez - Integrante.

 

 

 

Nat-Ação

 

Descrição: Este projeto visou desenvolver um espaço para o planejamento, aprendizagem e práxis pedagógica em natação, através da capacitação e ação dos monitores do curso de educação física. Obs: Portaria n. 825/2009. 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Raquel Firmino Magalhães Barbosa - Integrante / Adauto André Soares Melo - Integrante / Thaiany Silva Gomes - Integrante.

 

 

 

Beisebol Universitário

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Hernane Carneiro Junior - Integrante / Jean Darlan Figueiredo Lopes - Integrante / Aline Pereira Dutton - Integrante / Pedro Lázaro Puentes Alvarez - Integrante.

 

 

 

Jovens na Pista

 

 

Descrição: O projeto de extensão "Jovens na Pista", teve como objetivo desenvolver um espaço para planejamento, aprendizagem e práxis pedagógica em Atletismo através da capacitação e atuação dos monitores do Curso de Educação Física. Obs: Portaria n. 825/2009. 

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Pedro Lázaro Puentes Alvarez - Integrante.

 

 

 

Cultura e Dança no Campus

 

Descrição: Projeto de extensão com o objetivo de oferecer vivências e aprendizagens em danças tradicionais e dança de salão, aberto à comunidade acadêmica da UNEMAT, campus de Cáceres-MT.

 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 


Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Beleni Salete Grando - Coordenador / Maria Rita Silva Pereira - Integrante / Neide da Silva Campos - Integrante

bottom of page