top of page

Fórum Nacional dos Povos Indígenas em Cuiabá discute prática esportiva


O potencial dos indígenas na prática de esportes para competição em grandes eventos é um dos assuntos que está sendo debatido no 1º Fórum Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Povos Indígenas, realizado em Cuiabá desde esta terça-feira (7) e que prossegue até sábado (11).

Os grupos de trabalho conduzem as discussões em quatro eixos temáticos. Organizado pelo Ministério dos Esportes e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o fórum tem a participação de várias etnias do país.

O consultor do evento, Rivelino Pereira de Souza, explicou que um dos objetivos é abrir oportunidade para os povos indígenas nos jogos mundiais. "A ideia é abrir uma discussão para que os atletas indígenas que têm potencial tenham oportunidade de ter a representação dentro desses jogos chamados mega eventos", afirmou.

Para o indígena Ninawa Hunikui, do Acre, o fórum também é uma oportunidade para ajudar no fortalecimento dos territórios indígenas. “[O fórum] ajuda, inclusive, na reafirmação do fortalecimento das práticas dos povos indígenas. O espaço tem essa amplitude com a participação desses povos para fortalecer a cultura”, disse.

O evento não será aberto para o público, mas a partir desta quarta-feira (8), às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a população terá acesso às exposições, com artesanatos da cultura indígena.

Fonte: Rádio Pioneira com G1/MT

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page