top of page

Lançamento Oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas - 2015

Brasília está em festa. A capital do país foi escolhida para receber o evento de lançamento da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 23 de junho de 2015, a partir das 18h, na Tribuna de Honra do Estádio Mané Garrincha. A cantora baiana Margareth Menezes será a principal atração musical da noite. Além disso, o bandolinista carioca Hamilton de Holanda vai apresentar uma versão especial do Hino Nacional Brasileiro. O grupo Batukenjé, coordenado pelo agente cultural Célio Zidório fará uma apresentação durante a cerimônia. Já os representantes da etnia Paresi-Haliti, do Mato Grosso, farão um ritual de agradecimento.

Congresso Técnico

A previsão é que cerca de 300 pessoas, entre autoridades, ministros de Estado, embaixadores, políticos, formadores de opinião, jornalistas e lideranças indígenas de 24 etnias brasileiras e de 22 países participem do cerimonial. O lançamento é o ponto de partida para o Congresso Técnico dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, cujo objetivo é definir e divulgar as regras para o evento.

O Congresso marca ainda o início da divulgação nacional dos Jogos, já anunciado no exterior. Em abril deste ano, o evento foi apresentado ao mundo durante o Fórum Permanente Sobre Questões Indígenas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, pelo coordenador internacional dos Jogos e fundador do Comitê Intertribal, Marcos Terena, juntamente com o Ministro do Esporte, George Hilton. Entre os países já confirmados para o evento, estão: Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Canadá, Chile, Congo - Brazzaville, Equador, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Destaque
Publicações Recentes
  • Facebook App Icon
bottom of page