Ação Saberes Indígenas na Escola – Rede UFMT, realiza entrega de livro didático do Povo Xavante




A Ação Saberes Indígena na Escola, realizou no 1º e no 2º semestre de 2021 a entrega do livro didático “DAMREME WAIHU’U NA’RATAZÉ A’uwẽ Uptabi - Xavante”, elaborado pelos professores Xavante do Território de Pimentel Barbosa, no Projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola – Rede UFMT” (ASIE-UFMT). Distribuído em aldeias Xavante nos municípios de Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia e Alto Boa Vista. Este material faz parte da Coleção publicada pelo Projeto e são voltados à valorização das línguas originárias e visam atender as escolas indígenas e aos estudantes em fase de alfabetização e letramento. A produção dos livros resulta das formações realizadas com os professores alfabetizadores de 11 povos no estado de Mato Grosso.



A ASIE-Rede UFMT, agradece a todas as pessoas que colaboraram para a efetivação da distribuição do livro Xavante as aldeias.



Sobre a Coleção


A Coleção Saberes Indígenas na Escola nasce com a publicação de oito livros didáticos dos Povos Bororo, Umutina, Chiquitano, Xavante, Paresi, Nambikwara e Manoki, elaborados coletivamente por professores indígenas com suas comunidades e em parceria com a equipe que atua na coordenação e gestão do Projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola – Rede UFMT”. O Projeto contou com o financiamento do Ministério da Educação como programa criado e desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI (2018-2019). Os livros visam atender, especificamente, à alfabetização e práticas de letramento das crianças, jovens e adultos nas comunidades indígenas, considerando suas referências linguísticas e culturais. O trabalho de organização da estrutura linguística, de acompanhamento pedagógico e editorial é assumido pelos integrantes do GEDDELI/CNPq – Grupo de Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – UFMT e COEDUC/CNPq – Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMT, os quais atuaram como parceiros dos respectivos organizadores dos livros. Beleni Saléte Grando Coordenadora Geral do Projeto ASIE – Rede UFMT.


Visite a página dos Saberes Indígenas na Escola - REDE UFMT: https://www.coeducufmt.org/saberesindigenasnaescola

Acesse a Coleção Saberes Indígenas na Escola em pdf: https://www.coeducufmt.org/saberes-ind%C3%ADgenas


Destaque
Publicações Recentes